Afinal, a queda no preço dos painéis fotovoltaicos significa oportunidade ou armadilha?
Você já parou para analisar se, de fato, a queda no preço dos painéis fotovoltaicos representada uma oportunidade ou uma armadilha? Muitos ficaram sabendo e acompanharam a queda no preço dos painéis fotovoltaicos ocorrida no ano passado. E, de acordo com o relatório da Bloomberg (Q4), a nível global, foi o menor preço histórico registrado no setor.
Oportunidade ou armadilha? Vamos refletir um pouco sobre isso
Essa impressionante queda no preço dos painéis fotovoltaicos é, evidentemente, uma oportunidade única para quem deseja investir em um sistema. No entanto, é importante atentar para uma questão que pode causa um forte impacto no mercado fotovoltaico. Os competidores do setor são capazes de usar todas as armas possíveis para forçar a saída de concorrentes do mercado. E fazem, isso, ainda que sua própria estrutura sofra impactos em curto prazo.
Assim, apesar de impactar a demanda, a maioria dos fabricantes de módulos fotovoltaicos continua sua produção sem parar. E isso, tende a força a queda no preço dos painéis fotovoltaicos, o que leva muitas empresas a trabalharem com uma margem de lucro zerada ou negativa.
E, conforme o relatório Bloomberg, os grandes fabricantes suportam esse nível de produção consumindo o caixa adquirido em anos anteriores. Mas, nesse ritmo, é provável que algumas dessas empresas não aguentem e cedam, saindo do mercado de módulos fotovoltaicos. Com isso, a retomada dos preços pode ser iniciada.
Queda no preço dos painéis fotovoltaicos – impacto financeiro dos fabricantes
O impacto financeiro dos fabricantes, conforme divulgação da Bloomberg, já não é mais uma hipótese e sim, um fato. Isso é perceptível, em geral, em razão da redução na nota dos fabricantes de painéis, conforme divulgação do relatório Altman-Z. Tal relatório avalia a liquidez, o lucro e o risco de falência das empresas, entre outras coisas.
O mais impressionante no relatório Altman-Z, disponibilizado pela Bloomberg, é o rápido impacto financeiro que afeta essas empresas. Isso em um espaço de cerca de meses.
Ultimamente, discutimos LCOE (Custo Nivelado de Energia) com base em garantias de material/performance. E, diversas empresas consideram somente o preço, sem levar em conta o valor intrínseco do produto, da certificação e até da estrutura dos fabricantes de painéis.
Diante desse dilema, é interessante refletir sobre como ficará a garantia dos fabricantes que sairão do mercado. Será que o painel adquirido por você será incluído nessa situação?
Texto do Blog Aldo: https://www.aldo.com.br/blog/queda-no-preco-dos-paineis-fotovoltaicos/