O que é um plano de segurança patrimonial?
14 de outubro de 2022

O que é um plano de segurança patrimonial?

O plano de segurança patrimonial é um documento que reúne medidas de prevenção da segurança do patrimônio e das pessoas com base em possíveis situações de risco. Esse documento sistematiza as ações e recursos necessários para evitar perdas causadas por acidentes ou pessoas mal intencionadas e é essencial para guiar as decisões em casos de emergência.

Implementar um plano de segurança patrimonial significa reduzir os prejuízos para a sua companhia. Afinal, a perda causada por uma invasão e roubo, por exemplo, pode ser muito mais elevada se comparada ao valor investido em segurança. Além disso, essa ferramenta ajuda a preservar não apenas o capital de um negócio, mas também a vida dos seus colaboradores.

Ao longo prazo, elaborar um documento como esse também contribui para o desenvolvimento de uma companhia. Imagine que um incêndio acomete toda a estrutura de um estabelecimento. Isso pode representar a perda de estoque, equipamentos, do espaço físico e da saúde dos funcionários. Sem um plano de segurança patrimonial, a empresa pode não ser capaz de continuar suas operações.

Quer saber como preservar seu negócio? Continue a leitura e saiba mais sobre plano de segurança patrimonial, seus benefícios e como elaborar o documento para garantir a segurança da sua empresa.

 

Benefícios de elaborar um plano de segurança patrimonial

 

Seja qual for o seu segmento de mercado, o plano de segurança patrimonial oferece diversas vantagens. Elas podem impactar as finanças, a sustentabilidade das operações e até mesmo a confiabilidade de um negócio.

Objetivo de todo administrador, evitar prejuízos é o principal benefício do plano de segurança patrimonial. O documento possibilita a prevenção de riscos, pois em sua concepção são analisados diversos cenários que possam gerar perdas para a companhia. Pode ser gastos com a recuperação de estruturas danificadas (em casos de invasões e acidentes), compra de material e equipamentos roubados, entre outros.

Outra vantagem é poder analisar as soluções específicas que fazem sentido para o negócio. Afinal, a criação e implementação de um plano de segurança patrimonial envolver análises e sistematização das medidas de segurança adequadas para cada realidade. Contratar equipe de profissionais especializados, instalar equipamentos de monitoramento e treinar os funcionários são algumas das possibilidades.

Por fim, um dos benefícios mais importantes é o aumento da segurança para as pessoas que circulam pela empresa, sejam colaboradores, clientes ou fornecedores. Além de zelar pela sua vida e bem-estar, o plano de segurança patrimonial também contribui para preservar a credibilidade e autoridade de uma companhia frente a incidentes de topo tipo.

 

Como elaborar um plano de segurança patrimonial

 

Cada empresa possui necessidades de segurança específicas, bem como diferentes limites de recursos para agir em situações de emergência. Por isso, um bom plano de segurança patrimonial é aquele que atende ás demandas de uma companhia de forma aplicável dentro da sua realidade.

De modo geral, o documento precisa ser claro e objetivo para garantir ações rápidas sob pressão. É importante que seja repassado para os colaboradores, para que todos conheçam seu papel em uma situação de risco.

 

Identificar os riscos atuais

 

O primeiro passo é entender quais os possíveis riscos que podem colocar seu negócio em perigo. Para fazer isso, é necessários um diagnóstico que analise quais as medidas de segurança já estão disponíveis e quais ocorrências elas podem prevenir. A partir disso, é possível identificar falhar e estabelecer pontos de melhoria no sistema de segurança da empresa.

Nesta etapa, quanto mais detalhados são os cenários e possíveis incidentes, mais completo será seu plano de segurança patrimonial. Porém é importante lembrar que as ações precisam estar de acordo com a realidade do seu negócio, pois somente dessa forma o documento será eficaz para evitar os prejuízos.

 

Definir as ações do plano de segurança patrimonial

 

Após entender quais são os principais incidentes que podem gerar perdas para seu estabelecimento, é hora de estabelecer as estratégias do seu plano de segurança. Este é o momento de definir ações para cada equipe e delegar funções específicas.

Mesmo que o plano de segurança patrimonial seja de responsabilidade de alguns funcionários, nesta etapa é essencial realizar treinamentos para os funcionários. Afinal, é importante que os colaboradores trabalhem em prol da segurança da empresa, especialmente em emergências.

 

Monitorar os resultados das ações adotadas

 

Depois de reunir as estratégias em um documento e repassar para a equipe, é necessário analisar os resultados obtidos por meio do plano de segurança patrimonial. Para isso, os gestores podem definir quais indicadores são importantes para avaliar o desempenho de segurança.

Com base nessas informações, é possível entender se as ações implementadas foram suficientes, se precisam ser ajustadas ou se há necessidade de buscar outros caminhos na segurança da companhia.

 

Texto do blog Intelbras: https://blog.intelbras.com.br/plano-de-seguranca-patrimonial/

 

 

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