Qual a função do DPS para sistema fotovoltaico?
30 de maio de 2022

Qual a função do DPS para sistema fotovoltaico?

O DPS para sistema fotovoltaico tem uma função fundamental para proteção e segurança. Para evitar acidentes e diminuir os riscos com a eletricidade, toda instalação elétrica exige atenção e cuidados específicos tanto para os equipamentos quanto para quem a instala.

O deslocamento das placas, a movimentação dos profissionais e a instalação correta do sistema precisam ser norteador por medidas de proteção. O planejamento é essencial nesse sentido: garantir que os profissionais estejam com dispositivos de segurança, especialmente se a instalação for feita em telhados, e proteger para quem ninguém corra riscos nas proximidades.

Além disso, utilizar produtos de qualidade e se certificar que as proteções contra surtos estejam instalados é primordial para prevenir acidentes. Neste post vamos explicar o que é o DPS, qual a função em um sistema elétrico e porque há um DPS para sistema fotovoltaico com características específicas que devem ser observadas na instalação da energia solar. Acompanhe!

 

O que é um DPS?

 

DPS é a sigla para ” Dispositivo de Proteção contra Surtos”, e, como o próprio nome indica, protege a instalação e os equipamentos ligados a ela contra picos de tensão que possam ocorrer e causar danos.

Os surtos acontecem devido a descargas atmosféricas, isto é, quando um raio atinge ou cai próximo a um sistema elétrico. É válido pontuar que o raio não precisa, necessariamente, atingir o sistema, a descarga pode acontecer em pontos distantes, mas atingir indiretamente devido ao campo eletromagnético criado e transmitido por condutores metálicos.

Apesar de ser uma das causas mais comuns, as descargas atmosféricas não são os únicos causadores de surtos. Eles também podem acontecer advindo de situações como manobras de rede ou religamento de energia realizado pela concessionárias, além do uso indevido dos equipamentos.

Portanto, o DPS é utilizado para neutralizar este surto e direcionar a tensão para a terra, em um período curto de tempo, para que o sistema não seja sobrecarregado com uma tensão além da que pode suportar. O DPS é conectado entre a fase e a terra e quando necessário, se fecha em um curto-circuito desviando a corrente para o aterramento.

Os dispositivos podem ser encontrados em três classes diferentes (I,II e III) conforme sua finalidade específica e o local de instalação. Nesse sentido, o DPS para sistema fotovoltaico possui algumas particularidades que conheceremos a seguir.

 

DPS para sistema fotovoltaico

 

O sistema de energia solar utiliza corrente alternada e contínua em seu funcionamento e precisa de proteção para ambas as correntes. É exatamente essa característica que torna necessário um DPS para sistema fotovoltaico considerando que não é permitido utilizar os dispositivos com correntes diferentes das quais foram projetadas.

A atuação do DPS é temporária, o que significa que após fechar um curto-circuito para proteger o sistema e os equipamentos, ele precisa retornar ao seu estado original. Quando isso não acontece, o DPS forma um curto-circuito permanente; gerando risco de incêndio.

No caso de um DPS para corrente alternada, utilizada na distribuição de energia padrão, a solução consiste em inserir um fusível ou disjuntor que atua como proteção para detectar  quando o DPS apresentar falha.

Contudo, o mesmo não é tão fácil de fazer com a corrente contínua. No sistema fotovoltaico a corrente de atuação é muito próxima da corrente de operação; impossibilitando que um disjuntor perceba essa variação. A solução está em DPS para sistema fotovoltaico com especificidades para resolver o problema e garantir a segurança do sistema.

Nesse sentido, a fabricação de um DPS para sistema fotovoltaico precisa seguir as orientações da norma NBR 16690 específica para Instalação Elétrica de Arranjos Fotovoltaicos. Nela, está explicado que:

Para a proteção no lado em corrente contínua, os DPS devem estar em conformidade com a EN 50539-11 ou IEC 61643-31 e ser explicitamente classificados para uso no lado em corrente contínua de um sistema fotovoltaico. Se o sistema fotovoltaico estiver conectado a outras redes (como serviços de telecomunicações e de sinalização), um DPS específico deve ser utilizado para proteger o equipamento de tecnologia da informação.”

Ou seja, o DPS para sistema fotovoltaico precisa estar alinhado com as determinações nacionais para esse tipo de dispositivo, mas também apresentar as especificidades necessárias para instalação de sistema solar.

Para facilitar esse processo, os inversores da Intelbras já possuem o DPS interno.

Na hora de definir os equipamentos de instalação, esteja atento ás especificações do fornecedor para garantir que o sistema conte com todas as proteções adequadas e evite erros na instalação.

 

Texto do Blog Intelbras: https://blog.intelbras.com.br/como-funciona-dps-sistema-fotovoltaico/

 

Verified by MonsterInsights