Quero um portão automático! O que preciso saber?
Apesar do portão automático ser tão comum na vida dos brasileiros, muitas pessoas não sabem o básico para a escolha do modelo ideal. Mas não se preocupe pois isso não chega a ser um problema.
Por se tratar de um produto técnico, existem milhares de profissionais preparados para indicar os modelos ideais para cada situação e fazer a instalação adequada dos equipamentos.
Mesmo assim, consideramos importante que você tenha as informações corretas para se sentir mais confortável e seguro em sua escolha.
A primeira coisa que precisa saber é qual o tipo do seu portão.
Basicamente existem 3 tipos de portão que se diferenciam pelo movimento que executam. São eles:
- Portões Basculantes: é o que se movimenta para cima;
- Portões Deslizantes: seria o modelo de “correr” para as laterais;
- Portões Pivotantes: é aquele que abre no ângulo de 90º horizontalmente.
Lembre-se que ainda estamos falado do tipo do portão e não do automatizador (apesar de que muitas vezes os termos se confundem). Independente do seu portão estar automatizado, ele executa basicamente esses três tipos de movimento.
Para cada tipo de movimento citado acima, existem diversos modelos de automatizador e a partir daqui você poderá escolher diante dos seguintes aspectos:
1 – Velocidade desejada
A maioria dos modelos no mercado são considerados como convencionais no que diz respeito a velocidade, ou sejam movimenta o portão em uma velocidade mais lenta.
O fabricante de automazidores PPA, aposta há bastante tempo no quesito velocidade como adicional não só de conforto para os usuários mais principalmente de segurança, tendo em vista que ao abrir e fechar seu portão mais rapidamente, você consegue entrar e sair de casa em maior segurança pois evita o tempo de espera na calçada e sua casa fica exposta menos tempo ao acesso de bandidos.
Como referência, um automatizador convencional abre em cerca de 16 segundos (dependendo do tamanho, peso e tipo de movimento) enquanto existem modelos intermediários que abrem em 8 segundos em modelos ultrarrápidos que abrem em 3,5 segundos.
São 4 vezes mais velocidade para quem quer mais agilidade, conforto e segurança no dia a dia.
2 – Peso do portão
A maioria dos portões hoje são desenvolvidos em materiais mais leves que reduzem o custo com o portão e ao mesmo tempo, facilitam a vida dos automatizadores.
No entanto, vale saber o peso aproximado do seu portão para que seja especificado um modelo compatível em força para movimentar essa caarga. Existem modelos PPA deslizantes para cargas de 350kg até 3 toneladas por exemplo.
A variedade de produtos evita que seja instalada uma máquina insuficiente para aquela portão ou mesmo que se pague mais caro por um modelo muito superior ao necessário.
3 – Quantidade de “Ciclos” de abertura
O ciclo completo é a soma de uma abertura e um fechamento do portão.
A maioria de nós abre e fecha o portão poucas vezes no dia, tendo um número de ciclos mínimo por hora. No entanto existem situações em empresas e condomínios por exemplo que podem ter movimento intenso em alguns horários ou mesmo durante todo o dia.
Para isso, existem modelos que podem executar de 30 até acima de 120 ciclos, funcionando quase sem parar.
4 – Local de Aplicação
Ainda relacionado aos ciclos, é importante saber onde será aplicado e as particularidades de uso no local para ter o modelo correto para aquela situação.
Alguns dos locais mais aplicados são residências, empresas, condomínios e indústrias.
5 – Novas tecnologias
Hoje já existem diversas tecnologias aplicadas no automatizadores mostrando que mais do que um motor forte, a parte eletrônica que o controla, faz com que ele se comporte de uma forma completamente diferente e entregue vantagens aos usuários.
Não entrando em aspectos técnicos, existem tecnologias que permitem movimentos mais precisos e muito mais velocidade, ou ter benefícios citados e ainda motores mais compactos, eficientes que economizam energia e podem funcionar por bateria carregada por painéis solares.
6 – Acessórios para ampliar ainda mais a segurança do usuário
Além das funções do próprio automatizador para ampliar a segurança dos usuários, existem muitos acessórios para evitar acidentes com crianças ou animais em casa, pedestres na calçada ou mesmo impacto do portão com o veículo.
Texto do blog PPA: https://www.ppa.com.br/conteudo/quero-um-portao-automatico-o-que-preciso-saber/