Armazenamento de energia solar fotovoltaica
Descubra aqui quais são as diversas soluções para armazenar energia solar que melhor se adequam ao seu negócio.
Sistemas de armazenamento de energia são compostos por baterias recarregáveis que armazenam a energia gerada por painéis solares, ou pela rede elétrica, e fornecem de volta essa energia armazenada para cargas residenciais, comerciais ou industriais.
Sistemas de armazenamento de energia
Existem diversas funcionalidades para esse tipo de sistema, entre elas:
- Manter determinadas cargas funcionando no caso de falta de energia;
- Ser aplicado em locais isolados onde não existe rede elétrica;
- Armazenamento de energia em horários em que a tarifa da rede é mais barata (horário fora de ponta) para aproveitamento dessa energia quando a tarifa da rede é cara (horário ponta), como é o caso de clientes do Grupo A;
- Regulação de tensão na rede;
- Substituição de fontes geradoras a combustíveis fósseis;
- Auxilia no aumento do fator de capacidade de usinas solares, PCHs, hidrelétrica e parque eólicos.
O Portal Solar, com a YOU.ON, provê soluções no armazenamento de energia. São especialistas no assunto e conseguem dimensionar a melhor solução de que você necessita:
- Trabalham com baterias de diversas químicas para o perfeito atendimento a qualquer tipo de aplicação;
- Realiza o levantamento da aplicação e necessidade do cliente;
- Estudo de viabilidade econômica e possíveis cenários técnicos;
- Engenharia local da solução com conteúdo e produtos com o melhor custo-benefício do mercado global (parcerias internacionais);
- Negociações com possibilidade de linhas de financiamento;
- Serviços de comissionamento e startup com equipe própria;
- Suporte técnico local dentro e fora do período de garantia do sistema.
Formas de armazenamento de energia solar
A melhor forma de realizar o armazenamento de nergia solar é por baterias.
Existem vários tipos de baterias, tais como a tradicional chumbo-ácido, a de níquel manganês cobalto, a de sódio enxofre, a de lítio ferro fosfato e a redox de vanádio.
As duas primeiras são, respectivamente, similares áquelas utilizadas nos automóveis com motor a combustão e alguns veículos elétricos.
A de lítio usa a mesma química empregada para alimentar celulares e laptops, além de outros tipos de veículos elétricos.
As baterias redox, mais recentes, são excelentes para sistemas de maior porte e que precisam de descargas com tempos longos.
Saiba mais sobre as opões de baterias para armazenas energia solar:
Bateria de chumbo-ácido
Pioneiras na utilização em sistemas fotovoltaicos, asa baterias de chumbo-ácido são compostas por dois eletrodos, um de chumbo esponjoso e outro de dióxido de chumbo sem pó.
Porém, ainda que operem no armazenamento de energia solar, seu médio custo inicial não condiz com sua vida útil, quase sempre curta para a maioria das aplicações.
Bateria de níquel-cádmio
Apesar da possibilidade de ser recarregada diversas vezes, a bateria de níquel-cádmio também possui um valor muito elevado em comparação com sua vida útil.
Ainda assim ela é utilizada principalmente para o funcionamento de aparelhos como celulares e filmadoras, embora cumpra seu papel de armazenas energia fotovoltaica do mesmo modo.
Bateria de íons de lítio
Com maior potência e durabilidade, a bateria de íons de lítio é uma opção viável de como armazenas energia solar. Isso torna-se possível porque opera de modo reativo com uma grande quantidade de energia em baterias cada vez menores e leves.
Além disso, é possível carregar somente uma parte da bateria e não é preciso aguardar que ela descarregue totalmente para realizar a recarga, já que não possui o conhecido “vício de bateria”.
É a química mais comum para sistemas de armazenamento de energia.
Baterias de níquel manganês cobalto
São químicas indicadas para aplicações que requeiram uma entrega de alta intensidade de potência em tempos relativamente curtos. Para isso, apresentam grande densidade energética.
Baterias redox de vanádio
Essas tecnologias contemplam dois tanques: um com uma solução anódica e outro com uma solução catódica, ambas com a base de vanádio, diferindo apenas em suas valências químicas.
Não apresentam reação química na sua operação, apenas fluxo de elétrons que se desprendem de suas formas básicas, tanto no processo de redução quanto no processo de oxidação.
Por essa razão, apresentam altíssima resposta dinâmica, não apresentam degradação e permitem longos tempos de descarga.
Texto do site Portal Solar: https://www.portalsolar.com.br/armazenamento-de-energia-solar-fotovoltaica